HELENA RAPOSO
  • Home
  • About
  • Media
  • Schedule
    • 2020 / 2021
    • 2019 / 2020
    • 2018 / 2019
    • 2017 / 2018
    • 2016 / 2017
    • 2015 / 2016
    • 2014 / 2015
    • 2013 / 2014
    • 2012 / 2013
    • 2011 / 2012
    • 2010 / 2011
    • 2010
    • 2009
  • Ensembles
  • Gallery
  • Teaching
  • Press
  • Contact

Notas de Programa

Affetti Amorosi 
 
Em 1621, Giovanni Stefani reunia em livro a recolha de Cazonette a “una voce sola poste in mvsica da diversi Autori con la parte del Basso...” com o titulo de Affetti Amorosi .
Tomando como inspiração a temática desta compilação, o presente programa, que reúne uma selecção de peças para canto e instrumentos históricos de corda dedilhada de alguns dos compositores mais expressivos do renascimento e do barroco musical, pretende expressar os afectos humanos partindo de uma sonoridade emocional que se traduz no estilo recitativo - monódico de uma voz solista extremamente flexível, sustentada por um baixo harmónico e melódico.
A temática do programa centra-se na retratação do amor apaixonado, sofrido, incompreendido, desejado ou simplesmente metamorfoseado traduzido nas mais belas melodias dos compositores Giulio Caccini, Pierre Guédron, Didier LeBlanc, Jonh Dowland e Henry Purcell.
À lista das peças dos compositores mencionados juntam-se duas canzonettes do livro compilado por Giovanni Stefani cujo titulo Affetti Amorosi serve de mote ao programa que aqui se apresenta e que será interpretado pelo Ensemble Affetti d’Amore na voz da soprano Sandra Medeiros acompanhada no alaúde, guitarra barroca e teorba por Helena Raposo e na viola da gamba Carmina Repas Gonçalves. O Ensemble com dois anos de existência já se apresentou no Festival de Música Antiga dos Açores, nos XIX Encontros de Música Antiga de Loulé, Temporada Artística dos Açores, na Temporada de Concertos do Conservatório Nacional e no Ciclo Concertos de Inverno de Évora.


Arie a due voci
O grupo apresenta um segundo programa com duetos barrocos dos compositores Henry Purcell e Claudio Monteverdi. Neste programa o grupo apresenta mais um elemento, a mezzo-soprano Ana Ferro.
​

Programa I - Affetti Amorosi

John Dowland 1563-1626
Come again: Sweet love doth now invite  - The First Booke of Songes or Ayres 1597 London
John Dowland 1563-1626
Wilt thou unkind thus reave me - The First Booke of Songes or Ayres 1597 London
John Dowland 1563-1626
Awake, sweet love, thou art return’d - The First Booke of Songes or Ayres 1597 London
John Dowland 1563-1626
Flow my tears - The Second Booke of Songes or Ayres 1600 London
Robert Johnson 1583-1624
Almain (lute solo)
Pierre Guédron c.1570-1620
Si le parler et le silence –  Airs de Cour 1602 Paris
Pierre Guédron c.1570-1620

Cessés mortels de soupirer –  Airs de Cour 1613 Paris
Tobias Hume 1579-1645
Preludio al 5to tono (gamba solo )
Giovanni Stefani ?-1626
Occhi crudeli : canzonette –  Affetti Amorosi 1621 Firenze
Giovanni Stefani ?-1626
Amante felice : sopra L’aria della ciaccona –  Affetti Amorosi 1621 Venetia
Giulio Caccini 1551-1618
Amarilli, mia bella –  Le Nuove Musiche 1601 Firenze
Giulio Caccini 1551-1618
Aria Nona: Belle Rose Porporine –  Le Nuove Musiche 1601 Firenze
Giulio Caccini 1551-1618
Torna deh Torna : Romanesca –  Le Nuove Musiche e Nuova maniera di scriverle 1614 Firenze
Johannes H. Kapsberger 1580-1651
Preludio 12mo  (teorba solo)
Christopher Simpson 1602-1669
Division in D minor (gamba e contínuo)
Henry Purcell 1559-1695
If Music be the food of love  – ‘Deliciae Musicae’ (2nd book) Z.379c 1698 London
Henry Purcell 1559-1695
I attempt from love’s sickness  – The Indian Queen Z.630 1664 London
Henry Purcell 1559-1695
Sweeter than roses – Pausanius Z.585 1695 London

Programa II - Arie a due voci

Henry Purcell 1559 - 1695
Two daughters of this aged stream     
Shepherd, leave decoying                  
Lost is my quiet                               
Sound the trumpet
         
                 
Instrumental piece/Peça instrumental 
​
Claudio Monteverdi 1567 - 1643
Interrote speranze                             
Vorrei baciartti                                 
O Sia tranquilo il mare                       
Ohime, dove èil mio ben
 
        
Instrumental piece/Peça instrumental
 

Non è di gentil core                          
Tornate o cari baci                           
Pur ti miro - L’incoronazione di Poppea      
Zefiro Torna
 
 
                           

Biografias

Sandra Medeiros | soprano

Picture
Sandra Medeiros nasceu em S.Miguel, nos Açores. Estudou no Conservatório Regional de Ponta Delgada, com Imaculada Pacheco.É licenciada em Canto pela Escola Superior de Música de Lisboa tendo integrado a classe da professora Joana Silva. Como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e Centro Nacional de Cultura prosseguiu estudos de pós-graduação em canto na Royal Academy of Music (RAM) em Londres, onde se graduou com “Distinção”, obteve o Dip. RAM e o prémio Amanda von Lob memorial Prize. 
 
Frequentou cursos de aperfeiçoamento em Portugal, Áustria, Espanha, Inglaterra e França com personalidades do meio musical erudito tais como Ileana Cotrubas, Teresa Berganza, Marimi del Pozo, Gundula Janowitz, Rudolf Knoll, Jill Feldman, Paul Esswood, Frank Ferrari, entre outras. Foi premiada em concursos nacionais e internacionais de canto dos quais se destaca o 2º Prémio no V Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão no Brasil.
Gravou para a as rádios Portuguesa (RDP-Antena2), Búlgara e Inglesa (BBC3), para as televisões Portuguesa (RTP, RTP-Açores), Espanhola (TVE) e Brasileira e para as editoras Naxos e Hyperion.
 
A sua atividade como solista distribui-se pela música antiga, oratório, lied, melodie, canção do séc.XX/XXI e ópera, tendo atuado sob a direção de ilustres maestros tais como Jorge Matta, Michael Corboz, Lawrence Foster, Marc Minkowski, Philippe Herreweghe, Sir Charles Mackerras, Laurence Cummings, Alberto Lysy, Enrico Onofri, entre muitos outros. Também atuou com as mais destacadas orquestras portuguesas, com os mais conceituados grupos de música antiga portugueses, nomeadamente Os Músicos do Tejo e Divino Sospiro e com as orquestras Barroca da RAM, Camerata Lysy de Gstaad, Sinfonia Varsóvia e Concerto Köln. É um dos membros fundadores do Ensemble D. João V, grupo que se dedica a interpretar e a divulgar a música do Período Barroco.
 
É convidada regular das temporadas dos principais teatros, salas de concerto e festivais de música portugueses. Tem-se apresentado, também, em Espanha, França, Luxemburgo, Alemanha, Inglaterra, Bulgária, Macau, Brasil e Uruguai.
​Paralelamente à sua atividade artística, tem vindo a desenvolver atividade pedagógica. É regularmente convidada para realizar workshops sobre técnica e saúde vocal, masterclasses de canto e ser membro de júri de concursos de canto em Portugal. Presentemente integra o corpo docente da Escola do Conservatório Regional de Évora - Eborae Musica, como professora da classe de canto.
 
Para mais informações, visite www.sandramedeiros-soprano.net

Ana Ferro | mezzo-soprano

Picture

​O Meio-soprano Ana Ferro iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Nacional de Lisboa, em Flauta transversal.
Formada em Canto pela Guildhall School of Music and Drama, em Londres, e pelo Flanders Operastudio, Bélgica, apresentou-se como solista no Reino Unido, Bélgica, Holanda, Espanha e em várias das principais salas de espetáculo do país.


Na Ópera foi, entre outros papéis, Cinthia (As Taças de Himineu), Dinah (Trouble in Tahiti), Segunda Dama (Die Zauberflöte), Médica (Banksters/N. Côrte-Real, estreia absoluta), Suzy/Lolette (La Rondine), Maddalena (Il viaggio a Reims), Armelinde (Cendrillon/ Viardot), Suzuki (Madama Butterfly), Olga (Eugene Onegin), Carmen (Carmen/Bizet), Dorabella (Così fan tutte), e Bianca (The Rape of Lucretia, estreia em Portugal).
Em concerto foi solista nomeadamente no Requiem de Mozart e Duruflé, Messa da Requiem de Verdi, Stabat Mater de Rossini, 9ª Sinfonia e Fantasia Coral de Beethoven, Te Deum de D. Pedro IV (Música São Roque), Matuttino de morti de David Perez, Missa Grande de Marcos Portugal (TNSC, CCB/ Casa da Música), Magnificat de C. P. E. Bach e a Cantata de Homilius Ein hoher Tag kömmt ( VIII Festival de Música Antiga dos Açores). 

Participou com o ensemble l'Avventura London no Festival de Música Antiga de Brighton, com o espectáculo Trade Roots- African & Brazilian Music meet in a portuguese Monastery  (gravado e transmitido para BBC Radio 3).
Entre as apresentações de 2017 contam-se o Requiem de Bomtempo (Dias da Música 2017 - transmissão RTP2); várias estreias modernas no Festival In Spiritum, com o Ludovice Ensemble; e a participação no ciclo de concertos de órgão da Igreja de São Vicente de Fora, com o organista Sérgio Silva.
​
No Festival Música em São Roque 2017 foi Salomé na Oratória Salome, Madre de sette martiri maccabei de João Cordeiro da Silva, Orquestra do SEO, direção de Cesário Costa; e solista no Te Deum de Marcos Portugal e na estreia moderna da Missa em mib maior de João José Baldi, com o Ensemble MPMP, direção de Jan Wierzba.


​Mais informações: 
https://www.facebook.com/mezzoanaferro/
​


Carmina Repas Gonçalves | viola da gamba

Picture
Iniciou os seus estudos musicais em pequena, tendo estudado piano, violino, canto e viola da gamba na escola de música Concertino e mais tarde no Conservatório de Música de Lisboa. Cantou em vários coros e dirigiu o coro de alunas da Escola de Dança Ana Mangericão durante 2 anos, tendo mais tarde feito um curso intensivo de direção coral no Instituto Piaget. A par com o seu interesse e gosto pela música e pelo ensino da mesma, desenvolveu outras competências artísticas como a dança, (estudando durante vários anos na Escola de Dança Ana Mangericão, na qual viria a desenvolver-se em vários tipos de dança) e o teatro, terminando a licenciatura em Produção Teatral na Escola Superior de Teatro e Cinema em 2009.
 
Apesar de ter tido algumas experiências profissionais e académicas interessantes em teatro e dança, acabou por decidir que o seu caminho artístico seria dedicado sobretudo à música utilizando no entanto atualmente muitas das ferramentas adquiridas nesse processo de aprendizagem.
O início do estudo da viola da gamba (2004) coincidiu com a descoberta da música antiga e da música tradicional, temas sobre os quais se tem debruçado desde então. No que diz respeito ao estudo da música antiga, licenciou-se em 2013 na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo através da qual teve a hipótese de fazer 1 ano de Erasmus na Kungliga Musikhögskola i Stockholm (Suécia). Tem assim tocado com alguns músicos e grupos de renome como Concerto Atlântico (dir. Pedro Caldeira Cabral), Sete Lágrimas (dir. Filipe Faria e Sérgio Peixoto), Arte Mínima (dir. Pedro Sousa Silva), O Bando de Surunyo (dir. por Hugo Sanches) e Affetti d’Amore (com Helena Raposo e Sandra Medeiros).
 
No que diz respeito à música tradicional, teve a possibilidade de estudar um ano na Sjövik Folkhögskolan na Suécia e tem feito algum trabalho de investigação como autodidata. O seu trabalho nesse âmbito passa sobretudo pela pesquisa e divulgação da música tradicional portuguesa, trabalho esse que pode ser visto principalmente através do seu duo Cardo-Roxo (com o qual tem feito concertos por todo o país e pelo estrangeiro e lançou já os discos Alvorada, Vai-te Cuca e Volto Já) e do projeto educativo Cardo-Amarelo sedeado em Vila Nova de Gaia, no Armazém 22. Recentemente participou com Cardo-Roxo no 1º Festival Antena 2 no Teatro da Trindade num concerto com a responsabilidade de representar as Músicas do Mundo em Portugal e, mais concretamente, a música de tradição oral portuguesa.
 
A par com a sua atividade artística, trabalhou como assistente do Curso de Música Antiga da ESMAE no qual organizou concertos, cursos e masterclasses.
Atualmente é professora de música na escola de dança Ginasiano, em Vila Nova de Gaia e professora de viola da gamba no Conservatório de Música de Coimbra.
 
 
Mais informações visite http://cardoroxo.wix.com/site

HELENA RAPOSO © COPYRIGHT 2018  ALL RIGHTS RESERVED.
  • Home
  • About
  • Media
  • Schedule
    • 2020 / 2021
    • 2019 / 2020
    • 2018 / 2019
    • 2017 / 2018
    • 2016 / 2017
    • 2015 / 2016
    • 2014 / 2015
    • 2013 / 2014
    • 2012 / 2013
    • 2011 / 2012
    • 2010 / 2011
    • 2010
    • 2009
  • Ensembles
  • Gallery
  • Teaching
  • Press
  • Contact